Conheça os exames fundamentais para saúde do idoso

A terceira idade é uma época importante das nossas vidas e com o avanço das tecnologias da saúde, cada vez mais a expectativa de vida tem aumentado, e para que isso continue acontecendo, com qualidade de vida, é importante estar com todos os exames em dia.

Por isso, listamos aqui os principais exames que todo idoso precisa fazer para viver a melhor idade com muito mais saúde.

Boa leitura.

1. Hemograma completo

Comece sempre pelo hemograma, o famoso “exame de sangue”, que é uma boa maneira de diagnosticar vários tipos de doenças como anemias, infecções, doenças autoimunes e alguns tipos de câncer como leucemia.

Também é possível fazer o acompanhamento de algum tratamento que o idoso esteja passando, utilizando a evolução mostrada no hemograma.

Através do exame de sangue o médico consegue verificar a funcionalidade das células sanguíneas como as hemácias que transportam o oxigênio, leucócitos responsáveis pelas defesas imunes e as plaquetas que são fundamentais para a coagulação do sangue.

 

2. Perfil lipídico

O Lipidograma é um exame utilizado para que o médico verifique os níveis de colesterol tanto o ruim (LDL) quanto o bom (HDL), assim como as quantidades de triglicerídeos para determinar o total de colesterol do idoso.

Com os resultados desse exame, o médico conseguirá determinar se há riscos de doenças e outros problemas cardíacos, entre eles a aterosclerose e o AVC, que são condições que afetam muito a qualidade de vida dos idosos quando ocorrem.

 

3. Glicemia em jejum

Medir a glicose em jejum é uma forma bem acurada para entender os níveis de açúcar no sangue do paciente, e com isso é possível identificar quadros de pré diabetes ou diabetes, bem como os avanços dessas comorbidades.

 

4. Outros exames de sangue

Além do hemograma completo, há outros exames que podem ser feitos analisando mililitros do sangue, mensurando outros elementos importantes para a saúde do idoso como um todo.

Esses exames são:

 

  • Ureia e creatinina para mostrar o funcionamento dos rins e se há indícios de insuficiência renal.
  • Transaminases, que são enzimas que podem indicar a presença de problemas no fígado.
  • TSH que permite a detecção de disfunções na produção dos hormônios da tireoide que influenciam o ganho e a perda de peso.
  • Albumina que mostra a condição nutricional do paciente.
  • PSA que é o antígeno prostático específico, que revela possíveis problemas na próstata em homens
  • 25-hidroxi-vitamina D que indica possíveis deficiências desta vitamina, o que aumenta o risco de osteoporose.

5. Densitometria óssea

Falando em osteoporose, o exame de densitometria óssea é um diagnóstico por imagem que mostra perda de massa óssea, uma das causas da osteoporose que citamos.

Para mulheres é indicado a execução do procedimento após a menopausa e para os homens, ao atingirem a marca dos 60 anos.

6. Mamografia

É um exame importantíssimo para as mulheres de praticamente todas as idades, mas na melhor idade é ainda mais fundamental para prevenir o câncer de mama.

 

7. Exames ginecológicos

Com ou sem vida sexual ativa, é importante que as mulheres façam o Papanicolau e o exame de toque ginecológico anualmente até os 70 anos, para que sejam diagnosticadas possíveis infecções e a detecção do câncer de colo de útero.

 

8. Exame de próstata

A partir dos 50 anos é fundamental fazer o exame de toque retal, e sabemos que os homens têm resistência a esse exame por conta de aspectos culturais, mas não negligencie, pois é através deles que se diagnostica alterações na próstata que podem virar um problema grave.

 

9. Colonoscopia

Colonoscopia é um exame fundamental para indicar se há lesões ou irregularidades intestinais, que são condições que acometem idosos a partir dos 50 anos, por isso é importante fazer o exame uma vez por ano.

 

10. Eletrocardiograma

Problemas no coração são comuns na terceira idade, sendo o infarto uma das principais causas de morte de idosos, por isso é fundamental fazer um eletrocardiograma anualmente.

 

11. Teste de esforço

Este tipo de teste é importante para entender como estão as funções motoras do idoso e serve também para ajudar na liberação para prática de atividades físicas que é importante para manter a saúde em dia.

 

Onde fazer os exames de rotinas para idosos 

No Laboratório São Vicente, você pode agendar todos esses exames de rotina para idosos, alguns até com coleta em domicílio para comodidade do paciente.

Conheça nossas soluções e mantenha seus exames importantes sempre em dia.

Últimas Postagens:

WhatsApp
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?