3 exames indispensáveis para prevenir doenças

Vamos falar sobre 3 exames indispensáveis para prevenir doenças.

Como já falamos por aqui antes, é importante ao menos uma vez ao ano, fazermos um check up com alguns exames para podermos estar atualizados quanto a nossa situação de saúde e assim prevenir doenças

exames para prevenir doencasExistem uma infinidade de exames, para várias finalidades, alguns deles só podem ser feitos mediante solicitação do médico, porém, há alguns que você mesmo pode ir atrás e agendar periodicamente para ter um panorama geral do seu quadro de saúde.

Hoje vamos abordar os três principais e ainda algumas dicas mais específicas ao final para que você possa prevenir doenças mais graves, fique ligado.

Boa leitura.

Hemograma

O tradicional exame de sangue, esse é um dos mais completos procedimentos para prevenir doenças, capaz de detectar através de vários marcadores algumas doenças e alterações, permitindo tratamentos precoces.

Através de um hemograma é possível verificar o nível de plaquetas, hemácias e leucócitos, com isso é possível saber se o corpo enfrenta algum tipo de infecção, se o sistema imunológico está em dia e até se há alguma deficiência de micronutrientes que indiquem uma anemia por exemplo.

O exame em si é muito simples, é necessária uma amostra de sangue da veia do paciente, normalmente em jejum, raro são os casos em que se dispensa, pois é necessário que a situação do corpo esteja nivelada para obter resultados mais assertivos.

Hoje em dia, é possível fazer a coleta em casa, o próprio laboratório São Vicente possui esse serviços para sua maior comodidade, assim você pode fazer o exame para prevenir doenças no conforto do seu lar.

Glicemia

Este exame é fundamental para medir os níveis de açúcar no sangue, e estamos falando da versão completa, laboratorial, aquele que você faz com o medidor em casa, apenas furando o dedo serve apenas para detectar hipoglicemia ou hiperglicemia momentâneos, para prevenir doenças como diabetes, é necessário o exame completo.

O exame de glicemia completo, verifica a sua propensão a desenvolver  diabetes, e os resultados vão indicar a necessidade de ajustes na dieta para evitar que isso ocorra.

A coleta de sangue para o exame é feita após um jejum de 12 horas, e depois é feita uma segunda coleta após uma refeição reforçada, assim, é possível medir como seu corpo reage interagindo com a glicose e dessa variação é feito o diagnóstico mais assertivo.

Ácido Úrico

Níveis altos de ácido úrico podem indicar alguns problemas, principalmente de ordem renal e de articulações como a gota, mas você pode prevenir essas doenças com exames periódicos. 

Os exames principais que detectam os níveis de ácido úrico, são os de sangue e de urina.

O ácido úrico é um substância produzida pelo fígado para metabolizar a ingestão de purina, que está presente principalmente em carnes de animais, com destaque para as que possuem mais gordura.

O tratamento para ácido úrico é principalmente através da alimentação, pois é da onde vem a maior parte de purina para nosso organismo, e os níveis podem ser detectados em exames de sangue e urina periódicos, por isso a importância de realizá-los com frequência.

Prevenção de doenças específicas

E por fim, precisamos falar também de mais 2 exames, que são importantíssimos, mas dependem de circunstâncias específicas, para prevenir doenças graves como câncer.

Para as mulheres, é fundamental realizar a mamografia periodicamente, principalmente para as acima dos 40 anos, para prevenção do câncer de mama.

Para os homens acima dos 40, é importantíssima a realização do exame de próstata que também pode prevenir doenças como o câncer, então, não tem porque haver preconceito quando se trata da sua saúde.

Vale ressaltar, que independentemente dos resultados do exame, quem deve dar um parecer é o seu médico, os valores de referência são apenas um guia e não querem dizer nada sozinhos, é necessário o conhecimento técnico para interpretar os dados.

No mais, marque check ups periódicos, com esses e outros exames, pelo menos uma vez por ano. Aproveite que aqui no Laboratório São Vicente temos coleta em domicílio para sua maior comodidade e resultados confiáveis.

Conheça alguns diferenciais que temos em busca de trazer a excelência em serviços para vocês:

É importante salientar que os cuidados prévios aos exames são para garantir a precisão dos resultados e você possa sair tranquilo e continuar se cuidando sempre.

Acesse nosso site e conheça muito mais da nossa história e realizações na área de exames laboratoriais.

Últimas postagens

Você também pode está procurando

Zumbido no ouvido Pós Covid, diagnósticos e tratamentos

Zumbido Pós Covid, diagnósticos e tratamentos Uma das principais sequelas relatadas por quem teve Covid-19, leve ou grave, é o zumbido no ouvido, então vamos entender um pouco mais o porque disso ocorrer, e como você pode diagnosticar e buscar tratamentos. Boa...

As Sequelas do Pós Covid, como diagnosticar e tratar

A Covid-19 tem deixado sequelas, mas você precisa saber como se prevenir. Infelizmente a pandemia do novo coronavírus se espalhou e muitas pessoas acabaram infectadas com o vírus. Felizmente, a maioria não apresentou sintomas graves, contudo, depois desse um ano...

A vacina chegou, e agora?

A vacina chegou, e agora?
Todos estamos muito animados com os testes da vacina contra Covid-19. Sua eficácia comprovada supera quaisquer efeitos colaterais e com a campanha nacional de imunização em curso, podemos ter esperança de vencer essa pandemia.

Covid 19, os perigos da segunda onda

Depois de vários meses de pandemia, recentemente vemos algumas cidades reabrindo seus comércios, o número de UTI’s lotadas diminuindo, e as pessoas podendo voltar as suas atividades, com cuidado e muita preocupação. O que colaborou fortemente para essa retomada, foram...

Coleta domiciliar Sorológico

Com a coleta domiciliar sorológico sempre visou trazer mais praticidade e conforto ao paciente, sem comprometer a assertividade dos resultados dos exames.

Segurança e praticidade com a coleta domiciliar

Desde sua fundação, o Laboratório São Vicente foi pensado para oferecer uma estrutura diferenciada para os pacientes, e nosso trabalho sempre foi incessante para aprimorar nossos procedimentos e entregar um serviço de excelência. A coleta domiciliar sempre foi um...

Exames de Covid 19, como e onde fazer

Depois de vários meses de pandemia, recentemente vemos algumas cidades reabrindo seus comércios, o número de UTI’s lotadas diminuindo, e as pessoas podendo voltar as suas atividades, com cuidado e muita preocupação. O que colaborou fortemente para essa retomada, foram...

35 anos do Exame de DNA, quanto custa? Onde fazer? E muito mais

Em 2020, mais especificamente em julho, completou 35 anos que do desenvolvimento da técnica de exame de DNA. Ao longo desses 35 anos, muita coisa foi evoluindo, e se antes, quando se perguntava quanto custa um exame de DNA, a resposta era de assustar até o mais...

Exames toxicológicos, segurança para motoristas e passageiros

Com a ascensão dos aplicativos de transporte, como Uber, 99 Pop, Cabify e afins, houve um crescimento gigantesco no número de motoristas que passaram a ganhar a vida dirigindo de forma profissional. Esses dos aplicativos, se unem aos tradicionais caminhoneiros,...

Onde fazer exame de DNA?

O teste de paternidade, também conhecido popularmente como exame de DNA, é uma maneira de pessoas estabelecerem suas conexões familiares e confirmar laços sanguíneos de forma definitiva. Portanto, é um procedimento que deve ser encarado com muita seriedade e realizado...

Coronavírus: a esperança dos testes rápidos de Covid-19

Infelizmente ao acessarmos a internet, ler jornal ou ver TV, o assunto coronavírus tem predominado e não parece que diminuirá tão cedo. O problema é muito sério e precisamos sim estar muito bem informados, pois essa é a nossa munição para enfrentar essa crise. No...

Teste de Paternidade, quanto custa o exame de DNA?

Desenvolvida em 1985 pelo geneticista Alex Jeffreys na Universidade de Leicester na Inglaterra, a identificação por DNA permitiu grandes inovações na área da genética, com o mapeamento de ancestralidade e os conhecidos testes de paternidade. Confira nossas dicas para...

Últimas do Blog

Zumbido no ouvido Pós Covid, diagnósticos e tratamentos

Zumbido no ouvido Pós Covid, diagnósticos e tratamentos

Zumbido Pós Covid, diagnósticos e tratamentos Uma das principais sequelas relatadas por quem teve Covid-19, leve ou grave, é o zumbido no ouvido, então vamos entender um pouco mais o porque disso ocorrer, e como você pode diagnosticar e buscar tratamentos. Boa...