(11) 3742-2216 [email protected]

      Perguntas Frequentes

      Abaixo você vai achar a resposta para a grande maioria das suas dúvidas em relação a preparação e procedimentos dos exames. Caso sua dúvida não tenha sido respondida aqui, entre em contato conosco. Estaremos prontos para atendê-lo.

      Quais são as formas de pagamento aceitas?

      Aceitamos PIX, cartão de crédito e débito e dinheiro.

      É possível realizar parcelamento no cartão em até 12 vezes.

      Qual o horário de funcionamento?

      Horário de funcionamento

      Sede
      Segunda a Sexta das 07h às 17h
      Sábado das 07h às 11h30

      Coleta (sede) – Exames Análises Clínicas
      (incluindo a Curva Glicêmica que requer agendamento)
      Segunda a Sexta das 07h às 15h
      Sábado das 07h às 11h

      Exames de DNA e Toxicológico
      Segunda a Sexta das 07h às 16h
      Sábado das 07h às 11h

      Coleta domiciliar (agendamento)
      Segunda a Sexta das 07h às 12h

      Não trabalhamos aos domingos e feriados

      Como acessar os resultados de exames?

      Com seu login e senha (que é fornecido após a coleta dos exames), você poderá acessar os resultados de exames por meio de nosso site.

      Clique Aqui para acessar o resultado dos seus exames

      Como posso agendar um exame?

      Para solicitar o agendamento, você deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento:

      11 3742-2216 (Telefone)
      11 96224-8808 (WhatsApp)

      Nossos atendentes irão te orientar sobre o preparo (se necessário).

      Após isso, basta comparecer ao Laboratório São Vicente no dia e data marcadas ou aguardar nossa equipe de atendimento (em casos de coleta a domicílio).

      A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?

      Sim, principalmente no de triglicérides. Por exemplo, alguém com triglicérides elevado, se comer uma dieta rígida nos dias anteriores à coleta do exame terá um resultado falsamente baixo.

      Já uma pessoa com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior à coleta, apresentará resultado falsamente alto.

      Para triglicérides, você deve manter a sua dieta habitual nos 5 dias que antecedem os exames. Dieta habitual é a que você costuma comer no seu dia-a-dia.

      O ideal é não mudar a alimentação. É fundamental jejum de 12 horas para a coleta do sangue, na dosagem de triglicérides e frações do colesterol.

      Praticar atividade física atrapalha os exames de laboratório?

      A prática de atividade física intensa pode interferir em alguns exames, por exemplo, na glicemia.

      Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que os médicos chamam de condições basais.

      Testes feitos após esforços físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos realizados em condições normais.

      A ingestão de bebida alcoólicas podem alterar resultados de exames?

      Sim, em especial o de triglicérides.

      O uso de qualquer bebida alcoólica (vinho, cerveja, uísque) na véspera da coleta já é suficiente para elevar os seus níveis, alterando os resultados.

      O álcool também altera muitos outros exames, como colesterol ou gama glutamil transferase, em intensidade variável.

      Por isso, o ideal é, antes da coleta dos exames, ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

      Posso fazer exame com febre ou gripe?

      Alguns exames são solicitados para diagnóstico da causa da febre e de outros sinais ou sintomas e servem para orientar o tratamento.

      Por outro lado, exames realizados para controle clínico ou para acompanhamento doenças não associadas ao quadro febril, não devem ser realizados fora das condições normais de saúde, atividade física e alimentação.

      Consulte o seu médico ou nossa equipe de atendimento antes de fazer exames nesta situação.

      Posso coletar meus exames a tarde ou a noite?

      Alguns exames, não.

      Por exemplo, dosagens de: Cortisol, Ferro, ACTH e TSH devem ser realizados pela manhã, porque ocorrem variações durante o dia.

      Existem exceções, e algumas vezes a própria solicitação do médico pede a coleta em horários diversos.

      Exames que pedem jejum têm de ser colhidos pela manhã?

      Nem todos. Desde que seja respeitado o tempo estipulado de jejum, na maioria podem ser colhidos inclusive à tarde, sem problemas para o resultado.

      Em caso de dúvidas, solicite mais informações com a nossa equipe de atendimento.

      Fumar antes de colher exames causa alterações?

      Sim, em vários exames como agregação plaquetária, e curva glicêmica.

      Durante a realização de curva glicêmica o fumo é proibido.

      Evite fumar no dia da coleta de seus exames.

      Beber água “quebra” o jejum?

      Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado.

      O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames de urina.

      Posso tomar café puro durante o jejum?

      Não. Diferentemente da água , a ingestão de café pode causar interferência nos rsultados de determinados exames.

      Por isso, deve-se evitar seu consumo seja puro, com açúcar ou adoçante.

      Remédios interferem em exames de laboratório?

      Vários medicamentos podem interferir em exames de laboratório, e, por esse motivo, o uso de medicamentos deve ser informado às recepcionistas do laboratório.

      A suspensão de qualquer medicamento, antes da coleta de exames, só pode ser feita por seu médico.

      A nossa equipe irá informar, no cadastro dos exames, quando algum exame obriga à suspensão de medicamentos e, quando não for possível suspender a medicação, isto será considerado na interpretação clínica do resultado.

      Meu intestino não funciona diariamente, posso usar laxantes para colher a amostra?

      Não é recomendado o uso de laxantes para realização do exame parasitológico de fezes.

      Necessariamente, para o exame de urina, tem que ser sempre a “primeira urina da manhã”?

      Somente se o seu médico solicitar.

      Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, sendo melhor colher a amostra após permanecer duas horas sem urinar.

      O ideal é que a urina seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.

      Sobre nossos serviços

      Atendimento Presencial

      Dispomos de uma unidade para atendimento presencial na Vila Sônia – São Paulo. A apenas 100 metros do Metrô Vila Sônia.

      Fale com nossa equipe de atendimento para agendar seus exames e tirar qualquer dúvidas em relação ao procedimento.

      Coleta Domiciliar

      Descolocaremos um profissional altamente capacitado para realizar a coleta dos seus exames na sua casa ou trabalho sem nenhuma taxa*. Basta entrar em contato conosco e agendar. 

      Exames Disponíveis: Sangue, Fezes e Urina
      Horário de Coleta: Segunda-Feira a Sexta-Feira das 07 às 12h

       *Fale com nossa equipe e consulte nossa área de atendimento.

      Atendimento In Loco (Empresas)

      Agende com a nossa equipe* informando dia, horário e número de funcionários, e iremos até a sua empresa coletar os exames da sua equipe.

      Exames Disponíveis: Sangue, Fezes e Urina, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, Espirometria, Acuidade Visual e Audiometria.

       *Consulte nossa área de atendimento.

      Entre em Contato

      Central de Atendimento

      Tel.: (11) 3742-2216
      Whatsapp: (11) 96224-8808

      Ou envie a sua solicitação preenchendo o formulário abaixo:

      Sua saúde é nossa prioridade!

      Faça-nos uma visita

      AV. PROF. FRANCISCO MORATO, 3.791 - VILA SÔNIA – SÃO PAULO (A 100 METROS DO METRÔ VILA SÔNIA)

      (11) 3742-2216

      Horário de Funcionamento

      Sede
      Segunda a Sexta das 07h às 17h
      Sábado das 07h às 11h30

      Coleta (sede) – Exames Análises Clínicas
      (incluindo a Curva Glicêmica que requer agendamento)
      Segunda a Sexta das 07h às 15h
      Sábado das 07h às 11h

      Exames de DNA e Toxicológico
      Segunda a Sexta das 07h às 16h
      Sábado das 07h às 11h

      Coleta domiciliar (agendamento)
      Segunda a Sexta das 07h às 12h

      Não trabalhamos aos domingos e feriados