Desenvolvida em 1985 pelo geneticista Alex Jeffreys na Universidade de Leicester na Inglaterra, a identificação por DNA permitiu grandes inovações na área da genética, com o mapeamento de ancestralidade e os conhecidos testes de paternidade. Confira nossas dicas para este exame de DNA.

Tornaram-se uma forma muito segura e precisa de detectar e confirmar parentesco, e isso contribuiu para sanar a dúvida de muitos pais e outros familiares que buscavam ente queridos desaparecidos.

De lá pra cá, as técnicas foram evoluindo, e hoje no Brasil, alguns testes de paternidade por exame de DNA podem ficar prontos em apenas uma semana.

Existem alguns tipos de testes, sendo necessário apenas algum material genético, como uma mecha de cabelo ou parte da pele, mas o que mais recomendamos e executamos aqui no Laboratório São Vicente, é o exame de paternidade pelo sangue, pois esse garante a segurança e a confiabilidade do resultado.

O Teste de Paternidade

O teste se utiliza de marcadores genéticos presentes no suposto pai e no filho, e através de uma amostra de DNA de ambos é feito o comparativo para determinar se há um vínculo biológico.

O exame determina uma porcentagem que vai de 0% até 99,99% de parentesco, mesmo na ausência do matéria genético da mãe.

Para entender melhor como é feita a estimativa, e porque as porcentagens podem variar, é preciso saber que a criança possui 50% de material genético vindo da mãe e 50% vinda do pai, dessa forma testando ambos os genitores, os resultados são ainda mais precisos, mas nada impede de que apenas com uma das partes a confirmação do vínculo seja feita com assertividade.

Os mais comuns são os testes de paternidades, porém, com os testes de DNA é possível determinar vários graus de parentescos, variando apenas a porcentagem dos vínculos. Por exemplo, primos de primeiro grau compartilham cerca de 25% de semelhança genética, e irmão gêmeos compartilham 100%.

Teste de Paternidade, quanto custa o exame de DNA?

O exame de DNA é caro? É confiável? Como fazer?

No Brasil o teste de paternidade ficou famoso por conta de seu uso em programas de televisão para fazer o entretenimento, no entanto, o exame está ao alcance da maioria hoje em dia.

Há 30 anos atrás, nos primórdios do surgimento, os testes eram sim caríssimos, chegando a custar até 10 mil reais para serem realizados. No entanto, com os avanços tecnológicos, cada vez mais laboratórios foram se especializando na execução desses testes, e hoje são mais comuns e podem ser feitos a preços bem mais acessíveis e condições de pagamentos mais flexíveis.

Os preços podem variar em cada laboratório, e em média custam à partir de 500 reais com opções de parcelamento em alguns casos. Procure a opção que melhor atenda suas necessidades de custos, qualidade e confiabilidade.

Quanto a sua confiabilidade, todos os testes de paternidade e parentesco chegarão a uma probabilidade de vínculo biológico. Nos exames de paternidade esse resultado pode ser 0, quando o suposto pai não é o pai biológico, ou mais de 99,99%.

E para fazer o seu teste, é necessário apenas os documentos das partes envolvidas quando maiores de 18 anos e em caso de menores de idade é necessária a autorização dos pais. O resultado atualmente já é disponibilizado online pela maioria dos laboratórios.

Inclusive aqui no Laboratório São Vicente disponibilizamos os resultados no nosso site para ter mais praticidade no dia-a-dia de nossos pacientes.

E para realizar o teste de paternidade com a gente basta entrar em contato e marcar, temos uma parceria com o Geneticenter, especialistas em genéticas e disponibilizamos testes seguros com confiabilidade absoluta.

Diferenciais do Laboratório São Vicente

Conheça alguns diferencias que temos em busca de trazer a excelência em serviços para vocês:

  • Certificado PNCQ
  • Atendimento domiciliar (coleta em casa)
  • Parceria com o Geneticenter
  • Equipe especializada

Importante salientar que realizamos apenas os testes de paternidade pelo sangue, além de ser a forma mais segura é a que tem mais confiabilidade.

Acesse nosso site e conheça muito mais da nossa história e realizações na área de exames laboratoriais.

PALAVRAS RELACIONADAS