Quão precisos são os testes de Covid 19?

O controle da Covid-19 só vai ser possível com a testagem da população, e nisso os especialistas são praticamente unânimes.

Os dados de 2020 mostraram que apenas 6% da população havia sido testada, o que deixava o número de infectados abaixo do que se esperava pela velocidade de propagação.

Esse ano, os testes de covid 19 tem sido feito com mais frequência, uma vez que a vacinação avança e os sintomas diminuem, eles acabam sendo a melhor forma de monitorar o avanço da doença de forma eficaz.

Porém são vários os tipos de testes de covid 19, e por isso precisamos entender quais devemos fazer e quais circunstâncias para ter uma maior assertividade.

Boa leitura.

Quais são os tipos de teste de Covid 19

Seja para identificar a presença do vírus e isolar e tratar o paciente, seja para contribuir com estudos epidemiológicos no contexto da Covid-19, os testes são fundamentais dentro dos variados graus de sensibilidade e têm um momento ideal para serem feitos.

Por isso, é bom entender como funciona cada um, para buscar o teste ideal para sua situação.

Confira os principais testes disponíveis no mercado:

Quão precisos são os testes de Covid 19?

Quão precisos são os testes de Covid 19?

RT-PCR

Esse é o teste mais indicado, por tem maior nível de efetividade na constatação da presença do material genético do vírus em uma amostra.

Quanto antes feito melhor, pois é onde a carga viral está em alta, o que facilita a detecção do RNA do SARS-Cov-2.

O processo de coleta é super rápido, e colo o swab de nasofaringe é colhida uma boa amostra que vai para análise. Dura poucos segundos para ser colhida, e alguns dias para sair o resultado, lembrando que pode variar dependendo do laboratório.

Colhendo a amostra no momento ideal, a assertividade do teste de covid 19 PCR é de 90%, com raros casos de falso positivo, por isso é um dos testes mais indicados e usados na contenção deste e outros vírus.

As vantagens desse teste é sua confiabilidade e o tempo em que fica pronto, o que permite isolar rapidamente o paciente em caso positivo, e assim traçar o plano para um bom tratamento.

Também colabora para que as outras pessoas que tiveram contato com o positivado, possam correr para fazer seus testes, mesmo que assintomáticas.

É possível fazer o teste de covid 19 PCR nos atendimentos no hospital público ou privado, em casos sintomáticos, ou nos principais laboratórios privados em caso onde não há sintomas ainda.

Alguns planos de saúde cobrem os testes, mas é importante atentar para as condições de cada um.

POCT-PCR

Do inglês point of care test para PCR, o exame é feito pela coleta de secreção do nariz e garganta pelo swab, semelhante ao PCR e é igualmente capaz de detectar o material genético do vírus.

Feito em laboratórios hospitalares, tem a vantagem de os resultados saírem em minutos, o que agiliza as condutas clínicas de pacientes dentro dos hospitais.

A precisão é semelhante a do RT PCR, porém como o resultado sai mais rápido, em questão de minutos, é muito utilizado na linha de frente do covid 19 nos hospitais, permitindo uma ação mais rápida no isolamento e tratamento de pacientes.

CRISPR

De eficiência semelhante ao RT-PCR, usa uma técnica de edição genética que precisa de menos tempo para detectar o RNA do vírus contido na amostra.

Os resultados saem em poucas horas e também é coletado com o swab no nariz e garganta.

Tipos de Teste de Covid 19: Resultados rápidos

Tipos de Teste de Covid 19: Resultados rápidos

Quando fazer o teste de Covid 19?

O ideal é fazer sempre que há a certeza de ter tido contato com alguém que está com o vírus, pois muitos os infectados são assintomáticos porém transmissores.

No entanto, há locais em que os testes estão em falta, por isso, o melhor dos mundos seria se isolar em caso de contato com infectados e aguardar o período de quarentena.

Mas quem precisa seguir suas atividades diárias, o teste é importante para certificar-se e até adquirir atestados para dispensa caso necessário.

E para fazer seu teste com comodidade e alta confiabilidade, conte com o Laboratório São Vicente, pois temos coletas domiciliares para te dar praticidade e nossos resultados saem online para você acompanhar rapidamente e poder tomar as providências.

Agende seu teste de Covid 19 em caso de necessidade, mas continue se cuidando.

Últimas Postagens:

WhatsApp
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?