Principais Exames laboratoriais de rotina

Os principais exames laboratoriais de rotina são importantíssimos para prevenção e devem ser feitos anualmente. Esses exames são importantíssimos para diagnosticar precocemente possíveis doenças, portanto saiba quais deles devem fazer parte do check up médico periódico e quando você deve fazê-los.
Boa leitura.

O que é e para que serve o check up médico?

O famoso check up médico consiste na realização de uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, com objetivo de avaliar a saúde do paciente por completo, podendo inclusive diagnosticar doenças ou condições predisponentes de forma precoce, permitindo o tratamento.

De quanto em quanto tempo fazê-los
Em geral o check up deve ser realizado 1 vez por ano pelo menos, porém em pessoas com algumas patologias específicas este tempo pode ser menor para garantir um acompanhamento mais preciso.
Exames indicados para um check up completo
Isso pode variar de pessoa para pessoa e de médico para médico, mas em geral alguns exames laboratoriais de rotina básicos aparecem na relação.

exames laboratoriais de rotina hemograma

HEMOGRAMA

Este exame analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: glóbulos vermelhos (hemácias); glóbulos brancos (leucocitos), plaquetas (coagulação sanguínea).
Dos exames laboratoriais de rotina, esse é principal e mais básico.

GLICEMIA EM JEJUM

Este exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente podendo identificar casos de diabetes e pré diabetes. É super importante para o controle das pessoas que já possuem esses diagnósticos ou estão passando por sintomas.

COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS

Mede os níveis de gorduras no sangue que podem ocasionar entupimento dos vasos sanguíneos, causando infarto e AVC (derrame). É um dos mais importantes principalmente com o avanço da idade.

UREIA E CREATINA

Avalia o funcionamento dos rins e identifica alterações de forma precoce, mesmo se assintomático.

TGO (AST) E TGP (ALT)

Quantifica as enzimas TGO e TGP e avalia o funcionamento do fígado. Podem estar alteradas na vigência de lesões musculares, doença celíaca, hipotireoidismo, pancreatite e infarto, porém não são específicas para o diagnóstico destas doenças, apenas fornecem uma visão geral das condições.

TSH E T4 LIVRE

Avalia o funcionamento da glândula tireóide, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

ÁCIDO ÚRICO

Os cristais de ácido úrico podem se acumular nas articulações e nos rins causando gota, cálculos renais e até insuficiência renal. Hipertensão e problemas cardiovasculares podem ser causados pelos níveis elevados de ácido úrico.

EXAMES DE URINA

Serve principalmente para analisar de forma microscópica as células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças. Também são realizadas dosagens de glicose, bilirrubinas e outras substâncias que auxiliam no diagnóstico de doenças sistêmicas.

ELETROCARDIOGRAMA

O eletrocardiograma é feito para medir a atividade elétrica do coração e serve para diagnosticar a existência de problemas cardíacos.

exames laboratoriais de rotina ergometico

TESTE ERGOMÉTRICO

O teste ergométrico serve para avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular sob estímulo e consiste em o paciente realizar um esforço físico gradual em uma esteira rolante ou bicicleta.

ECOCARDIOGRAMA

O exame consiste em uma ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através de ondas sonoras e cores que avaliam o tipo de fluxo sanguíneo dentro das câmaras cardíacas.
Esse é um dos exames laboratoriais de rotina fundamentais para um check up.

Devo fazer check up anualmente?

Os exames laboratoriais de rotina, também chamado de check up, é um grande auxiliador no diagnóstico precoce de doenças que podem ser assintomáticas e ao mesmo tempo fatais, caso não tratadas a tempo. Os fatores de risco, queixas e histórico familiar, exames adicionais e individualizados podem ser solicitados como complemento, mas ao menos os básicos que citamos acima devem ser feitos ao menos uma vez por ano para que você possa estar em dia com sua saúde.

Aqui no Laboratório São Vicente temos equipamentos modernos e profissionais excelentes para que você possa fazer seus exames laboratoriais de rotina com segurança e assertividade.

Últimas Postagens:

WhatsApp
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?