Com a ascensão dos aplicativos de transporte, como Uber, 99 Pop, Cabify e afins, houve um crescimento gigantesco no número de motoristas que passaram a ganhar a vida dirigindo de forma profissional.

Esses dos aplicativos, se unem aos tradicionais caminhoneiros, motoristas de ônibus e taxistas, formando um grande setor de atividade profissional.

Além dos testes de direção, exames de vista e de saúde, o motorista profissional também precisa passar por exames toxicológicos periódicos, para garantir a própria integridade, integridade da carga transportada e a integridade dos passageiros nos casos de transportes coletivos e aplicativos de taxi.

Por isso, os exames toxicológicos são fundamentais para garantir que os profissionais estejam operando seus veículos sem influência de nenhuma droga (lícita ou ilícita) que pode comprometer suas habilidades motoras e psicológicas.

Quando o exame toxicológico é obrigatório?

Existem leis específicas determinando alguns casos onde o exame é obrigatório, e são eles:

  • Caminhoneiros
  • Primeira CNH
  • Renovação do Documento da CNH
  • Alteração de categoria (letra) da CNH

Nesses casos específicos, o exame é complementar aos demais, que sempre foram utilizados para atestar as capacidades físicas e mentais dos motorista.

Para motoristas de aplicativos ou mesmo taxistas, não é uma obrigatoriedade ainda para a maioria das empresas, porém, os cuidados com a segurança tem sido cada vez maiores, o que nos leva a crer que num futuro próximo, isso passe a ser um pré-requisito ou mesmo uma vantagem competitiva. Assim os motoristas terão que estar com os exames toxicológicos atualizados, para garantir melhores oportunidades.

No fim das contas, o cliente final, seja ele passageiro ou empresa, querem que sua viagem ou o transporte de sua carga, seja feito com o mais alto nível de segurança.

Faça seu exame toxicológico no Laboratório São Vicente

Há mais de 45 anos atuando na realização de exames de variados tipos, incluindo de teste de paternidade por exame de DNA, o Laboratório São Vicente é referência na cidade de São Paulo para realização de exames toxicológicos.

Garantimos confiabilidade dos resultados e agilidade no processo, e ainda você tem a praticidade de ver o resultado online.

Para oferecer mais comodidade, temos atendimento domiciliar para coleta, basta agendar com 24 horas de antecedência, que nossa equipe irá na sua residência efetuar a coleta, seguindo todo o protocolo de higiene e segurança, como equipamento de proteção individual e material de coleta esterilizado e descartável, para que você faça seu exame toxicológico com toda segurança e praticidade.

Portanto, se você é motorista profissional ou pretende ingressar na carreira, saia na frente e peça um exame toxicológico, dessa forma você leva mais tranquilidade para o contratante e para o cliente, e ainda fica em dia com as legislações de trânsito vigentes.

Diferenciais do Laboratório São Vicente

Conheça alguns diferencias que temos em busca de trazer a excelência em serviços para você:

  • Certificado PNCQ
  • Atendimento domiciliar (coleta em casa)
  • Parceria com o Geneticenter
  • Equipe especializada

Importante salientar que realizamos os exames toxicológicos pelo sangue, além de ser a forma mais segura é a que tem mais confiabilidade.

Acesse nosso site e conheça muito mais da nossa história e realizações na área de exames laboratoriais.