Infelizmente ao acessarmos a internet, ler jornal ou ver TV, o assunto coronavírus tem predominado e não parece que diminuirá tão cedo. O problema é muito sério e precisamos sim estar muito bem informados, pois essa é a nossa munição para enfrentar essa crise.

No mundo, já temos mais de 3 milhões de casos confirmados de pessoas infectadas, no Brasil, estamos chegando ao expressivo número de 80 mil casos confirmados de Covid-19.

A situação é preocupante, mas devemos enfrenta-la usando as recomendações dos especialistas.

Isolamento Social, a primeira barreira do coronavírus

Muita desinformação tem acontecido quanto a eficácia do isolamento social, mas os fatos nos mostram que a quarentena é responsável por evitar muitas mortes. Líderes de países que optaram por adotar a medida tardiamente e minimizaram a gravidade da situação, atualmente estão declarando publicamente o arrependimento.

A principal função do isolamento, é ganhar tempo. Especialistas sabem que o vírus irá se espalhar, porém quando mais espaçado forem os contágios, mais os hospitais conseguirão absorver a demanda dos pacientes sem entrar em colapso, e assim conseguiremos angariar mais formas de combater a Covid-19.

Testes rápidos, uma arma importante contra Covid-19

Outro ponto que torna o isolamento social essencial, é o fato de que a situação progrediu tão rápido, que a grande maioria dos países não tiveram tempo de se preparar. A escassez de testes, máscaras e luvas, colaborou para que o rastreio da contaminação fosse muito mais difícil.

A Coréia do Sul por exemplo, por ter enfrentando um surto de SARS, estava mais preparada, e quando o coronavírus chegou no país, conseguiram efetuar testes rápidos em massa, e assim saber com alta precisão onde o vírus estava se proliferando. Isso permitiu que os sul-coreanos pudessem manter suas rotinas quase inalteradas, mostrando ao mundo mais uma vez, a importância de se estar prevenido.

No Brasil, recentemente a ANVISA aprovou a realização dos testes rápidos de covid-19 que vão ser de grande ajuda para que o Ministério da Saúde possa identificar os focos de propagação do vírus e assim poder ter um planejamento em cima de números mais realistas.

Farmácias e laboratórios estarão efetuando esses testes rápido, e nos aqui do Laboratório São Vicente, estamos devidamente preparados para realização desses testes, com toda nossa expertise e profissionalismo para ajudar a combater a propagação desse vírus.

Contudo, apesar dos testes rápidos de Covid-19, ainda é muito importante que você fique em casa o quanto puder e se puder. Evitar aglomerações públicas ou mesmo confraternizações em casa é outra forma de evitar a propagação.

Se realmente precisar sair de casa, é imprescindível o uso de máscara, luva e ter álcool em gel sempre à mão. Evitar coçar o rosto para que não se torne um hábito e respeitar a distância de 2 metros de outras pessoas. Seguindo essas simples recomendações, já conseguiremos desacelerar a propagação e ganhar tempo para que os especialistas e autoridades possam trabalhar em mais soluções para amenizar a crise.

E se você tiver apresentando sintomas, ou teve algum contato direto com alguém infectado ou suspeito de coronavírus, faça o teste, entre em contato com a gente aqui do Laboratório São Vicente, forneceremos um teste rápido de Covid-19, e assim você não fica na dúvida e continua protegendo sua família.

No mais, fique em casa se puder, use os equipamentos de proteção pessoal, proteja seus familiares e conte conosco, acredito que juntos vamos sair dessa.

Isso tudo vai passar. Por enquanto, sejamos pacientes e responsáveis.

Contatos:

Telefone: (11) 3771-2669

E-mail: contato@laboratoriosaovicente.com.br

Realizamos coletas em domicílio #FiquemEmCasa

PALAVRAS RELACIONADAS