IgG e IgM: entenda o significado de cada um

IgG e IgM: entenda o significado de cada um, são exames de rotinas presentes nas nossas vidas é o que detecta o IgG e o IgM que são os anticorpos produzidos pelo organismo ao sermos expostos a microorganismos invasores como vírus, bactérias, fungos e parasitas.

Também conhecidas como imunoglobulinas G e imunoglobulinas M são importantíssimas para que se entenda o nível de resposta imunológica do organismo contra qualquer tipo de infecção.

Em tempos de pandemia e influenza, os exames que fazem a detecção de IgG e IgM têm sido cada vez mais importantes para monitoramento do avanço desses vírus, então, vamos entender um pouco mais a fundo sobre esses exames e principalmente quando você deve procurar um laboratório para realizar um teste.

Boa leitura.

Diferenças de cada tipo

Ambas as IgG e IgM são semelhantes em estrutura pois são compostas por cadeias pesadas e cadeias leves e as diferenças vão ser detectadas apenas por suas características bioquímicas e moleculares, como carga elétrica, tamanho e as quantidades de carboidratos na constituição.

Essas quantidades de elementos envolvidos vão influenciar diretamente na função dessas imunoglobulinas.

Por essas mesmas características é possível também diferenciar o IgG e IgM, sendo o primeiro a maior imunoglobulina a circular no plasma enquanto a outra tem maior presença nos vasos sanguíneos.

Contudo, essas diferenças técnicas só serão detectadas nos laboratórios especializados e os resultados devem ser interpretados por um médico infectologista.

Para que servem?

Essas duas proteínas são muito importantes para o funcionamento do nosso sistema imunológico, sendo nossa primeira linha de defesa contra infecções oriundas de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros agentes.

O IgM é o primeiro a aparecer, sendo o anticorpo que o organismo produz quando há uma infecção na sua fase mais aguda, e é a imunoglobulina que ativa o sistema responsável por combater o agente infeccioso.

O seu companheiro, IgG, começa a ser produzido mais a frente, porém dentro da fase aguda da infecção, e é uma imunoglobulina bem mais específica, que fica circulando na corrente sanguínea para criar anticorpos que te protegem contra infecções futuras pelo mesmo agente.

Simplificando grosseiramente, as vacinas funcionam dessa forma, aproveitando justamente essas duas imunoglobulinas para imunizar o organismo utilizando o agente infeccioso de forma controlada, para disparar essas reações do IgG e do IgM.

Quando é ideal fazer o exame?

No momento atual em que vivemos, o exame de IgG e IgM é indicado para quem está experienciando os sintomas de Covid 19, pois é uma das formas mais eficientes de detectar a presença do vírus no organismo.

Além disso, o exame também serve para detecção de várias outras doenças, bem como o diagnóstico do seu estágio. São elas, a toxoplasmose, rubéola, infecção pelo citomegalovirus, influenza e por aí vai.

Portanto, ao apresentar alguns sintomas que podem ser relacionados a infecções virais, bacterianas e afins, procure um laboratório e solicite um exame de IgG e IgM.

Faça exames IgG e IgM com segurança e confiabilidade

No Laboratório São Vicente, você pode fazer seu exame de IgG e IgM com total segurança e garantia de resultados confiáveis. Nossa equipe é formada por profissionais experientes que farão análises assertivas.

Temos também teste rápido de Covid 19, e vários outros exames diagnósticos, cuja maioria você pode fazer sem sair de casa, com nosso serviço de coleta em domicílio.

Tudo isso, para que você tenha a praticidade e comodidade para cuidar da sua saúde e ainda acompanhar os resultados online, com muito mais agilidade e segurança.

Conheça os serviços do laboratório São Vicente e agende seus exames de rotina aqui.

Últimas Postagens:

WhatsApp
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?