Aumento dos casos de gripe e o teste de gripe

Entenda alguns motivos que explicam o aumento dos casos de gripe e os testes de influenza

Nas últimas semanas temos observado um aumento dos casos de gripe nas grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, devido principalmente a sazonalidade do vírus influenza, responsável por causar essa doença.

Alguns outros fatores podem estar por trás desse aumento repentino e sobre isso que vamos falar hoje.

Boa leitura.

Concorrência com a covid-19

O aumento dos casos durante o mês de dezembro no país é um fenômeno incomum, que claramente tem relação direta com a baixa adesão a vacinação contra influenza e também a flexibilização das medidas de restrição adotadas como prevenção à Covid-19 e ao relaxamento da etiqueta respiratória, que inclui o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social, e etc.

Isso faz com que a transmissão do vírus seja propagada rapidamente, e por ter uma letalidade menor, acabou sendo negligenciado, porém agora tem se mostrado um problema.

A adesão a vacinação contra covid-19 está altíssima e tem obtido muito sucesso, na contramão disso, as pessoas simplesmente não têm tomado a vacina contra a influenza, por isso o próprio Ministério da Saúde já têm se mobilizado para correr atrás do prejuízo.

A vigilância do vírus Influenza, causador da gripe comum, é realizada por três centros de pesquisa: o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, e o Instituto Evandro Chagas, no Pará e a partir de amostras recebidas de unidades de saúde de todos os estados e do Distrito Federal, os pesquisadores podem realizar análises e o monitoramento do perfil genético do vírus para tentar controlar o avanço e acelerar a imunização.

Virologistas têm chegado à conclusão de que há várias linhagens do vírus influenza circulando no país, mas que não apresentam variações genéticas desconhecidas.

As hipóteses principais que justificam esse aumento de casos no Brasil é que a linhagem Darwin não está incluída na composição das atuais vacinas em uso no hemisfério Sul, por isso seguindo a recomendação da OMS, de 2020, os produtores de vacina incluíram as linhagens de Influenza A/Victoria/2570/2019 (H1N1), A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019 (B/linhagem Victoria).

Por isso que num primeiro momento, retomar as medidas de restrição e higienização é um passo importante para conter a gripe. Vacinação também é importante, mas outra coisa que vai ajudar a situação é a testagem dos indivíduos.

Aumento dos casos de gripe e o teste de gripe
Aumento dos casos de gripe e o teste de gripe

Testes para detectar influenza

Apesar de serem vírus de famílias diferentes, tanto coronavírus como a influenza causam doenças infecciosas com características semelhantes, como problemas respiratórios e manifestações leves a graves. Em ambos os casos, a transmissão é feita por meio de contato com gotículas contaminadas, ou seja, pelo ar.

O Teste Rápido de Coronavírus e Influenza A/B é um exame para detecção do coronavírus, Influenza A e Influenza B e é o método de detecção de Antígeno que consiste na coleta de secreções do nariz, permitindo detectar os vírus com os seguintes desempenhos:

  • Coronavírus: 91,7% de sensibilidade e 96,7% de especificidade;
  • Influenza A: 97,4% de sensibilidade e 99,9% de especificidade;
  • Influenza B: 90,6% de sensibilidade e 98,9% de especificidade.

O exame pode ser realizado a qualquer momento, havendo ou não sintomas para qualquer uma das doenças.

Este exame é realizado em dispositivo de teste rápido da ECO Diagnóstica para detecção qualitativa dos vírus com método de imunofluorescência.

Faça seu teste com a gente

No Laboratório São Vicente, nossa equipe é especializada na realização dos mais variados tipos de exames, incluindo o da Influenza e da Covid 19, com resultados rápidos e assertivos, nossa metodologia é sempre voltada em entregar a excelência em serviços a nossos pacientes.

Afinal, a sua saúde é o que mais importa para gente, por isso, realizamos testes de influenza A e B e de Covid 19, com toda segurança ao coletar as amostras e qualidade na aferição dos testes para fornecer um resultado rápido e assertivo a você, que podem ser consultados no nosso site, com toda a comodidade sem ter que sair de casa.

Fale conosco e agende seu exame de influenza e Covid 19 no Laboratório São Vicente, fazemos coletas em domicílio e disponibilizamos seu resultado online com toda privacidade e segurança.

 

Últimas Postagens: