Desde seu surgimento na década de 80, a identificação genética através do exame de DNA permitiu grandes avanços na área da medicina como um todo, e por ser uma inovação para época, o custo de um exame de DNA era bem alto. Com o passar do tempo e avanço dos métodos, o exame foi sendo cada vez mais utilizado para identificação de laços familiares, sejam testes de paternidade ou de linhagem genética, fato é que a procura aumentou, principalmente nos anos 2000.

Hoje em dia as técnicas estão muito aprimoradas, e mesmo aqui no Brasil, alguns exames de DNA podem ter seus resultados em apenas uma semana, com um custo muito mais acessível.

Existem alguns tipos de testes, sendo necessário apenas algum material genético, como uma mecha de cabelo ou parte da pele, mas o que mais recomendamos e executamos aqui no Laboratório São Vicente, é o exame de paternidade pelo sangue, pois esse garante a segurança e a confiabilidade do resultado.

As formas de se fazer o exame de DNA são variadas, bastando uma simples amostra para determinar o grau de parentesco. Porém, aqui no Laboratório São Vicente recomendamos sempre o exame de sangue, pois esse é o mais assertivo nos resultados.

Então, vamos entender melhor como funciona e quanto custa o exame de DNA

Exame de confirmação de paternidade

Atualmente o exame é relativamente simples, e consiste em utilizar uma amostra de material genético do suposto pai e do filho, através dos marcadores genéticos presentes determinar se há, e qual o tamanho do vínculo biológico entre as amostras.

O exame de DNA determina uma porcentagem que vai de 0% até 99,99% de parentesco, sem necessariamente precisar do material genético da mãe.

E essa variação se deve ao fato de que a criança possui 50% do material genético de cada um dos progenitores, por isso que com a amostra de pai e mãe, a precisão dos resultados aumenta, porém só com o material genético do pai por exemplo, é possível confirmar o grau de parentesco de forma confiável.

Normalmente vemos os exames de DNA sendo utilizados para determinar a paternidade, inclusive como forma de entretenimento em programas de televisão, mas na realidade, com uma amostra do material genético é possível descobrir toda sua linha de ancestralidade, predisposição a doenças e muito mais.

Quanto custa o exame de DNA? Onde fazer? É confiável?

Como toda inovação tecnológica, no início era sim um teste com preço bem alto, com valores que chegavam a 10 mil reais. No entanto, os processos vão sendo aprimorados, e a cada vez mais os laboratórios passam a ter acesso a tecnologia, e sua aplicação começa a se popularizar, consequentemente os custos diminuem.

Os preços podem variar em cada laboratório, e em média custam à partir de 500 reais com opções de parcelamento em alguns casos. Procure a opção que melhor atenda suas necessidades de custos, qualidade e confiabilidade.

Os preços variam entre os laboratórios, mas hoje em dia, em média, custam à partir de 500 reais, com opções até de parcelamento dependendo da empresa.

É importante escolher um laboratório de qualidade e confiabilidade, e não apenas ir pelo menor preço, pois é um teste sério que precisa de bons profissionais pra ser realizado de maneira adequada.

Decidindo o laboratório, o teste em si é simples, basta ter em mãos os documentos das partes envolvidas, e em casos de testes de paternidade em crianças, a autorização dos pais é necessária, e os resultados são publicados online, trazendo muito mais comodidade.

Inclusive aqui no Laboratório São Vicente disponibilizamos os resultados no nosso site para ter mais agilidade e praticidade no dia-a-dia de nossos pacientes.

E para realizar seu exame de DNA basta entrar em contato e marcar, temos uma parceria com o Geneticenter, especialistas em genéticas e disponibilizamos testes seguros com confiabilidade absoluta.

Conheça os benefícios Laboratório São Vicente 

Conheça alguns diferencias que temos em busca de trazer a excelência em serviços para vocês:

  • Certificado PNCQ
  • Atendimento domiciliar (coleta em casa)
  • Parceria com o Geneticenter
  • Equipe especializada

Importante salientar que realizamos apenas os exames de DNA pelo sangue, por ser a forma mais segura e com maior confiabilidade.

Acesse nosso site e conheça muito mais da nossa história e realizações na área de exames laboratoriais.

PALAVRAS RELACIONADAS